Os drones evoluíram muito em poucos anos e passaram a contribuir em áreas que antes nem se cogitava sua presença, como na agricultura.
O uso de drone na agricultura, setor onde é cada vez mais presente, seja para detectar falhas no plantio, pragas e doenças ou tantas outras aplicações. Hoje eles estão mais acessíveis e podem contribuir muito nas lavouras, auxiliando a gestão e permitindo até mesmo aumento da produtividade das culturas.
As imagens captadas por drones, aliadas a uma boa técnica de geoprocessamento, identificam com precisão a existência de pragas e falhas, problemas de solo, áreas atingidas por erosão e assoreamento de rios, área atacada com nematoide, deficiência hídrica, entre outros.
É preciso cumprir algumas etapas para um bom uso de drone, como planejamento de voo, voo com sobreposição, obtenção das imagens georeferenciadas, processamento das imagens, geração de mosaico, análise em uma ferramenta GIS – um sistema de informação geográfica – até chegar à geração de relatórios com interpretações das imagens captadas pelo aparelho.
As tecnologias embarcadas permitem que os drones estejam cada vez mais precisos.
Por isso, alguns modelos possibilitam fazer pulverização em locais exatos. Isso reduz o gasto com produtos fitossanitários, realizando a aplicação apenas onde é necessário.
Com drones na agricultura, é possível obter economia de até 50% na aplicação de insumos.
Esse resultado está relacionado à geração de mapas com diversos índices de vegetação.
Com essas informações, são feitos mapas de aplicação em taxa variável, que indicam ao maquinário onde aplicar e fazendo com que a agricultura de precisão seja efetiva na propriedade.
Um dos grandes benefícios do uso de drone para pulverização de defensivos é a substituição de trabalhadores. Isso elimina risco de exposição, uma vez que também não há piloto embarcado.
Outras vantagens incluem: aplicações complementares, rapidez, precisão, qualidade e aplicações localizadas.
Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil permite a utilização de drone para pulverização com peso de até 25 kg (equipamento + carga).
Por isso, segundo a Sindag, é possível usar um drone tipo avião para mapear extensas áreas, gerando mapas de infestações de plantas daninhas, e pulverizar com drone multirotor. Isso pode levar de dois a três dias, com economia de 95% em herbicidas.